domingo, 4 de junho de 2017


A Direção Regional, realizou no passado dia 20 de Maio, na Sede Regional, mais um Curso de Aprofundamento, este curso destina-se aos membros das Direcções de Núcleo, em especial para presidentes e vice-presidentes, visando melhorar as funções que competem aos membros de uma Direcção de Núcleo, bem como a outros Associados que no mesmo desejem participar.

Para este Curso inscreveram-se 18 Associados, faltando 1 do Núcleo de Papa Francisco e outro do Núcleo de Santa Maria da Graça, da Região de Setúbal, a saber:

Região de Setúbal
1 – Núcleo Baixa da Banheira
4 – Núcleo Papa Francisco – Montijo
3 – Núcleo S. José – Moita
4 – Núcleo Santa Maria da Graça
4 – Núcleo Santa Maria da Graça
2 – Núcleo Santiago – Sesimbra

Região de Évora
2 – Núcleo Santa Teresa de Calcutá

O Curso foi ministrado pela equipa de formadores da Região, composta por: Manuel Tomás, Carla Soares, Eduardo Baptista e Domingos Macedo.

O Curso teve início pelas 09,30 horas e terminou pelas 17h00 horas e decorreu dentro do previsto, iniciando-se com uma oração e uma reflexão sobre o Compromisso, a apresentação foi feita através dum jogo, que com uma corda de sisal se criou uma teia, teia sobre a qual todos participantes devem ficar ligados.

E seguindo esta ideia os formandos foram distribuídos por 3 Grupos, tendo sido dados os nomes de: Grupo Espadarte, Grupo Salmonete e Grupo Golfinho, a cada formando foi entregue  um crachá com o nome do grupo e do formando.

Após esta reflexão, deu-se início aos Módulos, com a seguinte ordem: Técnicas de Recrutamento, Planeamento de Atividades, Condução de Reuniões e Comunicação, Liderança e Motivação e Gestão de Conflitos.

O almoço foi partilhado, cada um trouxe o seu, num clima de admirável confraternização e amizade.

O Curso terminou com uma reflexão final, em que foi utilizado os versos da canção “Impele a tua própria canoa” e em comjunto reflectiu-se sobre o papel do voluntário enquanto Escuteiro Adulto e sobre o compromisso a que isso nos obriga. Após este momento procedeu-se à avaliação do Curso.

Os formadores expressaram a sua satisfação pela forma entusiástica como os formandos participaram e no relacionamento estabelecido entre todos os participantes, com a consciência de que daqui para a frente, tudo mudou nas futuras relações.

Usou também da palavra o Presidente da Direção Regional, congratulando-se pela forma como decorreu o Curso e afirmando satisfação de ter recebido na sua Região mais uma vez os elementos da Região de Évora, afirmando que a Região de Setúbal estava à sua disposição.

Durante o Curso e na despedida dos formandos era notória a sua satisfação por terem frequentado o Curso e com vontade de voltarem a ter formação. Saliento a riqueza que foi participação de elementos de outras regiões, sendo na nossa opinião de repetir este modelo.



Sem comentários:

Enviar um comentário